segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A utilização dos recursos naturais.

Água: não renovável.
causas da escassez: aumento de consumo por causa do crescimento da população, utilização de água na irrigação e poluição em rios e lagos.
Desertificação: se manifesta através da perda de vegetação, deixando o solo pobre e arenoso. Fenômeno natural agravado pelo desmatamento e pelo uso do solo sem os cuidados necessários.
Erosão: ocorre quando as águas das chuva transportam camadas de sedimentos dos solos.
Desflorestamento: quando florestas desaparecem, seja pela ação das madeireiras, queimadas, ou seja para ampliar a área de solo cultiváveis ou para pecuária, com elas desaparecem junto a biodiversidade. E isso contribui para o aquecimento global, pois quando as matas são derrubadas, a concentração de carbono na atmosfera aumenta, porque a quantidade de vegetação que o absorve é diminuida. Então os gases poluentes na atmosfera aumentam.
Desenvolvimento sustentável: defende a idéia de que é possível conciliar desenvolvimento econômico e conservação de recursos naturais.
Conservar= utilizar racionalmente.
Sociedades capitalistas: objetivos estão ligados ao lucro e ao incentivo de consumo, então a hipótese de conservar recursos não é totalmente aceita. Porque isso desagrada o setor empresarial, pois faz com que diminua os bens supérfluos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário